quarta-feira, 20 de agosto de 2008

TUPY OR NOT TUPY

Esta canção foi enviada pelo compositor e cantor Biafra para enriquecer nossa exposição virtual

quinta-feira, 7 de agosto de 2008

"AMAZÔNIA"



Hamilton Dorigatti

Tela: 60 x 80

Técnica: Óleo s/tela


Eu fiz esta tela ouvindo a música “Amazônia” de Roberto Carlos.

Amazônia! A maior floresta tropical, cortada pelo maior rio em volume de água. Ambos maiores do planeta, “agonizam silenciosos”, juntamente com a fauna que lá vive. O órgão governamental, responsável, sabe que o solo amazônico é arenoso e após a devastação estará condenado esterilidade, será um deserto como o Saara. Acabara o milagre do auto-sustentável. Não terá mais material orgânico para regeneração.

Todos sabem, todos falam e nada fazem. Enquanto cruzamos nossos braços, os maquinadores traçam planos de extração de ouro e pedras preciosas dentro de seus rios e lá deixando resíduos químicos e tóxicos. Destroem a fauna e a flora. Madeireiras, com dentes afiados, com suas motos serras, comem os pés das gigantes que tombam.

Tudo vira pasto e o boi vai para o prato.

Quando ela parar de oxigenar não vamos mais respirar.

Vamos gritar por quem queima em silêncio, gritar tão alto quanto o crepitar das chamas que a devora e torna o verde em cinza.

Meu irmão e minha irmã juntem-se a nós neste grito.

“A AMAZÔNIA É NOSSA”.

“Tucano do bico verde”



GUILHERME NETO

ACRILICA SOBRE PAINEL

0,83 X 1,00M

Amazônia precisa ser preservada. Nela existem milhares de espécimes da fauna e flora.Vamos viver em paz com o planeta e com a vida.O pássaro que alimenta seu filhote é igual à mãe que cuida de seu filho.Amor e carinho éfundamental. Vamos lá , gente, a Amazônia é nossa! Não vamos destruir o que ainda resta para nossos

"PESADELO AMAZÔNICO"

PAULINHO LIONETTI

ACRILICO SOBRE TELA - 50 X 60 CM


PESADELO AMAZÔNICO é um protesto, para muitos refletirem!
Infelizmente tem muitos gringos e até brasileiros querendo este fim dos nossos verdadeiros brasileiros, na ganância de tomarem suas terras!
Mas a maioria, acredito, que sintam muito pela vida atual que são obrigados a levar! Os indigenas, foram sempre explorados, escravizados e devastados por alguns brancos! E se algo de concreto e eficaz não ser feito, terão um final triste!
Muitos temem por isso, inclusive os proprios indigenas, filhos da nossa amazônia!
Vamos lutar pela preservação da vida e da natureza!

“INDIA”


Técnica mista - Tracejado - 50 x 80 cm


Esta obra enfoca o processo de miscigenação entre raças e culturas

Resultando um tipo exotico e único

O que torna nosso país um verdadeiro paraiso rumo ao futuro, mas, carente de valores

Mickey

"O SOM DOS FILHOS DA AMAZÔNIA ECOA PELO PLANETA"

Paulinho Lionetti

AST - 50x60cm

(( E só aqui pra gente (em off) ....O som do cantico deles...
.....A amazonia é nossa...tun tun tun...A amazo...........´ É claro que na lingua deles né (a verdadeira lingua Brasileira), afinal eles estão aqui antes dos gringos chegarem! ))

A minha ideia foi pintar uma cena dos indigenas, representando todos nós, brasileiros, tocando e dançando em protesto a destruição da amazonia!

Na composição;
As cores, entre outras, da nossa bandeira, marcadas em suas poucas vestes!
Eles representando a todos brasileiros!
As aves, nossos animais!
E o Céu a terra e o verde das nossas matas!

"A LENDA DA VITÓRIA RÉGIA"

SANDRA HONOR

- OST - Medida: 60X80

Arte Digital - Impressão - Medida:50X60

AMAZÔNIA: A DESTRUIÇÃO DO FUTURO"

D.CARLET

- óleo s/tela - 50 X 60 cm

Neste quadro há três elementos simbólicos centrais a explicá-lo:
Em primeiro lugar o bebê (no centro da tela) é uma representação do devir, da possibilidade da existência do amanhã, do futuro propriamente dito. De outra parte o fogo como uma poderosa força de destruição. Entretanto essa força destrutiva aparece associada à ação humana, isto é, que não existe por si mesma mas sim motivada por um elemento que a ativa. Este elemento aparece sob a forma da sombra de um pequeno homem empunhando uma moto-serra.
Em suma, o quadro é uma representação da bestialidade que a ação humana por
vêzes pode cometer, ou seja, o homem destruindo a própria possibilidade da existência de um futuro.

BOTO ROSA - LENDA DA AMAZÔNIA

R. Bassani

Técnica: Mista s/ eucatex - 0,72 X 0,63 cm

Como pintei lendas, me basiei na história então nada melhor do que conhecer a lenda para entender o quadro.

O Boto
Quem viaja pelo interior de qualquer estado da Amazônia já ouviu falar da lenda de um belo rapaz desconhecido, de roupas brancas, sapatos brancos e o característico chapéu branco que busca encobrir parte do rosto e o buraco que traz no alto da cabeça: é o boto!
Nas festas ou à beira de trapiches, sempre haverá, segundo a crendice popular, um boto a espreitar alguma moça ingênua e, de preferência, virgem ou menstruada. Alguns descrevem até o andar da visagem: dizem que é meio desajeitado e que muitas vezes locomove-se com certa dificuldade pelo pouco hábito em terra firme. Outros já o descrevem como alguém muito alinhado, porém calado demais para os costumes da região. Por isso, logo se desconfia de que é algo sinistro.
No entanto, para as moças novas que porventura estejam a olhar alguma festa de interior, nada de estranho o boto lhe parece. Muito pelo contrário! A paixão é à primeira vista! Quando se dão conta já foram conquistadas.
Contam os caboclos que depois que o Boto consegue o que quer, ou seja, conquistar a moça escolhida, sai na carreira e se joga no primeiro braço de rio ou igarapé. Nessa hora é que todos se dão conta de que não era um rapaz qualquer, mas o boto!

"A REAL NATUREZA DA AMAZÔNIA"

JOSEFINA SANTOS

Tecnica: técnica mista - 90 x 70 cm

Ao pintar esta obra.... só pensei na grandiosidade da Região.
Sua beleza, sua riqueza, sua natureza , seus diversos conflitos...
Sua energia é tão forte...
Mas a Amazônia Vermelha também existe na imensidão do verde-azul.
Uma rosa vermelha?
Um grito de dor?
Uma visão do futuro?
Uma lágrima?
Uma esperança?

Até quando a "Amazônia será nossa"?
Até quando ELA resistirá?
E nós... o que estamos fazendo por ela ?
O que estamos fazendo por nós?
Por nossos filhos ?
Pela Mãe -Terra?

O que estamos fazendo?

Amazônia, composição, vibrações, brilhos, cores.

O verde de árvores estrondosas, dançando sobre quilometros de terra. Nuâncias. O pulmão do mundo, já com enfizemas. O oxigênio que nos alimenta. Pilhas e pilhas enormes de dinheiro, que machadinhas derrubam impiedosas.

O amarelo do sol escarlate, que abençoa sua divinidade amazonense. Dá vida aos seres, seus belos animais. Animais famintos, fugindo, sem esperanças, de animais gananciosos.

O azul de rios deslizantes, sorvendo, adaptando-se. Rios tremelicantes, alimentando o que ainda existe, correndo em desespero por entre as matas, gritando a tudo que aguente firme, que fará o que puder para não deixar que a bela Amazônia se torne árida como o coração daqueles que não a reconhecem.

O vermelho das poças de sangue, deixadas pelos mais fortes, os mais brilhantes, superiores. O sangue que escorre da vida, pura Amazônia. O vermelho vivo que a Amazônia representa, graças ao homem.

Amazônia antagônica, múltiplas facetas, brilhante sempre, brasileira. Um dia, levantará sua bandeira branca, substituindo o vermelho vivo, e poderá ser novamente, verde, amarela, azul e branca.


Katia Caparica Hultmann.

"O AZUL DAS ARARAS"

RODRIGO ANJULETO

- O.S.T - 80 X 100cm


O brilho real de sua cor que encanta quem a contempla, um lindo azul predomina seu corpo
E de dourado seu olhar é contornado
Voando sob os céus da nossa terra, e entre as árvores seu pigmento é destacado e controlado pelo brilho do sol que reina sobre nossa fauna
Ó arara sua beleza é incontestavelmente a mais rara.

A obra "O AZUL DAS ARARAS" retrata uma rara beleza animal que existe em nosso Brasil.

rodrigoanjuleto@yahoo.com.br
http://www.anjuleto.com

"CARVOARIA"

Heloisa Meira Roessing

AST - 54 x 73 cm

Usei tela de 54X73 cm e com tinta acrílica tentei mostrar uma realidade nossa principalmente no município de Marabá-PA, onde o carvão de origem vegetal alimenta as Usinas Siderúrgicas lá instaladas. Desde a década de 1980, mesmo antes de existirem Usinas Siderúrgicas no sul do Pará, discute-se sobre as diferentes fontes de suprimento de matéria-prima para atender as demandas de carvão vegetal dessas indústrias. Passados tantos anos pouco ou quase nada foi feito pelas Usinas Siderúrgicas para garantir sua auto sustentação de maneira a fornecerem matéria prima para a transformação em carvão vegetal, capazes de manter seus alto-fornos supridos com carvão originário de suas próprias áreas de produção, através de reflorestamentos , criando verdadeiras florestas energéticas. Retratei as carvoarias de maneira um pouco diferente de como se apresentam na realidade, onde elas ficam enfileiradas. Foi como o meu sistema motor, minha intuição me direcionou para fazê-lo, não sei explicar o porquê, não sei se dá para me entenderem. Esta foi a real razão pela qual preferi deixá-la sem título, fazendo com que pessoas reflitam e tirem as conclusões que acharem por bem tirar. Afinal, arte é arte e ela se basta por ela mesma, não necessitando de títulos e muito menos de descrição.

"AMAZONIA: A SUBTRAÇÃO PELA PIRATARIA"

D.CARLET

óleo s/tela - 50 X 60 cm.

Já esta tela é de certa forma mais simples no que se refere aos elementos simbólicos
nela expostos. Por um lado há uma espécie de caravela pirata navegando sobre as
copas das árvores representando o saque a que a Amazônia vem sendo submetida desde que o elemento humano estranho à vida nativa aqui se faz presente. Por outro lado há um reforço à idéia do saque através de um pequeno boneco pintado no canto superior direito como que "puxando" a mata para si, como a querer transformá-la em sua propriedade privada. Portanto, a tela é uma tentativa de denúncia da subtração da mata e, em conseqüência de todos os aspectos de sua imensa biodiversidade.

"ALMA SELVAGEM"

SALOMÃO AC

arte digital 50 x 60 cm

Representação artistica, da natureza e o homem da selva . o indio quase extinto nos territiorios do Brasil torna-se apenas uma vaga lembrança do passado,lembrado apenas onde existe uma gota de mata nativa

salomacosta@hotmail.com

"JURUNA"



SALOMÃO AC

arte digital 60x70 cm

O indio proximo ao rio...nativo da tribo dos jurunas da amazônia, representante da ultima geração, quase extinta, dos verdadeiros donos do Brasil.

salomacosta@hotmail.com

"RIO DE SEMENTES"

LI DANT

técnica em acrílica com sementes diversas - 1.00x1.00

Rio de sementes - quis mostrar o rio Amazonas como sendo um grande espelho quebrado, onde vemos suas encruzilhadas e linhas que cortam a mata. E nesse rio uma canoa que passa carregando sementes que representam a esperança de florescer e sobreviver diante de tanta destruição. Mas representa também a fragilidade de tudo, pois a canoa é frágil e corre o risco de afundar, necessitando assim de muitos cuidados para seguir correndo na água. Por fim desejei mostrar que estamos numa corda bamba!

ligiabdantas@yahoo.com.br
http://lidant.blogspot.com

"AMAZONIA: SUA BELZA, SUA LENDA, SEUS PROBLEMAS...ELA É NOSSA MAS, O SEU VERDE...ATÉ QUANDO?"

MARLENE

OST - 1,00x0,80

Em minha obra, procurei abordar o tema sugerido, "A Amazônia é nossa", em três aspectos:

No primeiro, quiz mostrar a beleza de seus rios , da sua vegetação de verde fulgurante, sua fauna, tudo protegido por leis ambientais configuradas no Protocolo Verde.

No segundo aspecto, fiz uma tênue referência às lendárias "Índias Guerreiras", amazonas que ali viviam, afugentando os exploradores e que acabaram originando o nome de toda aquela região;

No terceiro aspecto, ressaltei o cenário desolador da floresta ardendo em chamas, causando uma devastação que cresce de ano a ano numa proporção absurda, provocada por vários agentes que trabalham na calada da noite. Nem a legislação atual prevista no Protocolo Verde tem sido, totalmente, eficaz para conter esses absurdos.

marlenevpaiva@hotmail.com

http://www.marlenearte.com

"BANDEIRA ESTILIZADA"

EDY SILVEIRA

OLEO / TELA E TEXTURIZAÇÃO E COLAGEM EM BISCUI- 70 X 100CM

Meu trabalho e uma forma de resgatar o verde de nosso país retradando assim a imagem da nossa mais bela e amada bandeira com seus frutos...... valorizando o verde na nossa maior riqueza natural no globo terrestre.......

"A MÃE D'AGUA, SEREIA DAS AGUAS AMAZÔNICAS"

SANDRA HONOR

Óleo sobre tela - 70X80 cm


A dimensão territorial do Brasil, suas peculiaridades regionais, econômicas, culturais são imensas. E isso, de certa forma faz com a gente não se conheça de verdade. E a gente não sente como “nosso” aquilo que nem ao menos conhece; o que se dirá amar e respeitar, né?

Como a Nossa a Amazônia (a nossa, a Brasileira) é formada por diversos Estados, imagina só a variedade de fauna, flora, de culturas....
Então, para a Expo “A Amazônia é nossa”, pensei em pintar algo que falasse um pouco dos aspectos culturais da região.

Nada como as lendas e folclores pra gente entender o interno das pessoas, não é mesmo? ( e assim, "se apaixonar" por elas...!)

Como meu trabalho está muito relacionado aos aspectos do feminino e, como sou um pouco “esotérica”..rs, pesquisei um pouco das lendas e me identifiquei muito com duas delas!

Resolvi pintar a Mãe D’água, que é a sereia das águas amazônicas (e que retrata a força e coragem da mulher amazonense - e para mim, reflete a força das brasileiras, todas elas...)) e a Lenda da vitória Régia. Nesta,retratei a índia da lenda como a própria flor, que se abre à noite e permanece aberta até de manhã.
Então, na arte digital, eu a representei durante à noite,no momento em que a flor se abre, e na pintura a óleo a pintei durante a manhã.

Então é isso, quem quiser conhecer um pouco dessas duas lendas, é só dar uma olhadinha no meu blog! http://sandrahonor.multiply.com

"ARVORE AMAZÔNICA OU O ESPÍRITO DA ÁRVORE DECEPADA"

JOSEFINA SANTOS

Técnica : Mista - 70 x 100 cm

Quando comecei a esboçar o mapa da região amazônica descobri que seu formato lembrava a copa de uma grande árvore.
Resolvi pintar então, essa grande copa.... mas ainda estava incompleto....eu não conseguia deixar de pensar nos grandes
O que vamos falar dessa Poderosa Região do Brasil e de todo o Planeta aos nossos descendentes?
Que nós a destruimos em nome da Ganância , do Poder ....
e que no enorme cerrado que se formou , resta a apenas a energia daquilo que um dia existiu...
Não .
Vamos lutar para que esta "Arvore Amazônica" seja sempre viva!
e não apenas o "Espírito de uma Árvore sobre seu tronco


E a história se repete. Os seres buscam mudanças, gritam seus objetivos e lutam por seus valores. Cortam-lhe a língua e decepam seus braços, e não se pode prosseguir, nada muda.

Os pensadores, lutam com sua cultura, inteligência. Trazem novas idéias, buscam alterar o meio. Cortam-lhe a cabeça, metem-lhe fogo. Acabou novas idéias, não se pode prosseguir, nada muda.

Mas poucos perceberam. A revolução não vai longe, não se pode prosseguir. É algo mais. É intrinsecar Valores, Princípios, nos corações. É algo mais, é na alma. É através da evolução. Podem tirar a língua, os braços, a cabeça, mas a alma ninguém tira, ela pode prosseguir, e muda.

O homem corta-lhe as árvores, decepa seus animais, envenena cabeceiras de rios, mete fogo em tudo. A Amazônia, porém, sábia, mantêm-se casta, pois seu valor, seu peso, representatividade, não está aí. A alma da Amazônia permanece, e sempre permanecerá, faça o homem o que fizer. Por mais que ele tente acabar com tudo, jogá-la no esquecimento, apagar sua existência, a Amazônia triunfa em uma alma brilhante, colorida, carregada de amor e compaixão ao próximo. Leva em si o Belo, o Puro, a Perfeição. E isso o homem jamais poderá destruir.

E a Amazônia aguarda, paciente, o dia em que a humanidade tenha olhos para ver esse espírito de cores, e aprenda com ele, mudando, transformando-se também em Luz.


Katia Caparica Hultmann.

"PROTESTO EM FAVOR DA AMAZÔNIA"

ROSY GRIPP

Acrílica s/tela - 50 x 60 cm

O meu trabalho pode ser considerado um Protesto ao desmatamento irregular das matas brasileiras. Coloquei um papagaio que pousou sobre uma motoserra com um olhar triste ao ver seu ninho ao chão despedaçado e seus ovinhos quebrados, quem sabe se o coração de um desses "coronéis do desmatamento" que seja também um pai de família possa ser sacudido com essa mensagem!!!

rgarte@exposicaovirtual.art.br

" IARA " - LENDA DA AMAZÔNIA

artista R. Bassani

Técnica mista s/eucatex - 0,72 X 0,90 cm

A Lenda da Iara
http://www.amazonia.com.br/folclore/lenda_iara.asp

Muitas vezes confundida com a Mãe-d'água, a Iara, Uiara ou Ipupiara é um dos seres mitológicos mais populares da Amazônia. Seu poder de sedução é tão forte sobre os homens quanto o do boto sobre as mulheres. Por isso, às vezes é chamada de boto-fêmea. A Iara é descrita como uma mulher muito bonita e de canto maravilhoso que aparece banhando-se nas águas dos rios, ou sobre as pedras nas enseadas.

Há entre os índios a lenda do Jaguarari, índio forte e guerreiro da tribo Tuxaua que apaixonou-se pela Iara. Na tribo não havia ninguém mais forte e de bom coração do que Jaguarari. Todos o admiravam, tanto os homens, quanto as mulheres. Até que um dia, quando Jaguarari saiu em sua igara para pescar avistou uma bela morena nua a se banhar e cantar na margem do rio, na sombra de um Tarumã. Jaguarari ficou paralisado e de pronto se apaixonou.

regiabassani@hotmail.com
http://rbassani.arteblog.com.br

"TUIUIU NÃO A DESTRUIÇÃO...SIM AMAZÔNIA"

Maria Tereza

Acrilico sobre tela - 50 x 70 cm


..sempre adorei esta ave.....so k e desconhecida em portugal...aproveitei a expo sobre o amazonias\p a pintar!!!!espero k a expo seja 1 exito pois foi c + amor k a pintei!!!!!


nobru1996@hotmail.com
www.artecomclasse.com.br

"AMAZÔNIA- TERRA DE ESPERANÇA"

KleberMarcelino

acrílico sobre tela Acrílico sobre tela – 0,70 x 0,80 cm


Busquei nesta tela mostrar a floresta com o sol vindo de fundo, invadindo a paisagem, algo tão especial que traz esperança a Amazônia, sendo a busca do povo da terra representada pelo garoto em destaque que pode ser interpretado também (emprestando a visão da colega Denise Moraes) um homem tronco, um ser que faz parte da própria floresta buscando a vida. O bom da arte é que permite várias interpretações. Olhe e pense na sua interpretação... você vai gostar!

"EU CHORO POR TI, POR ELES, POR NÓS..."

Leila Ullmann

OST - 70 x 90 cm

Eu tive o privilégio de passar todo o mês de dezembro de 2007 na região norte de nosso país. Quando ví o tema da exposição da comunidade, fiquei muito satisfeita, pois lá vivi momentos muitos felizes. Seria fácil retratar a beleza daquela região, mas optei em me prender ao tema "É NOSSA" e numa forma de pequeno protesto, apresentei em um minúsculo espaço de 0,60 x 0,90 cm, os fatos revoltantes que presenciei, afinal, convive todo esse tempo, com pessoas do IBAMA, a quem muito agradeço a hospitalidade e receptividade para maiores esclarecimentos.

Coloquei então a tristeza do índio (neste caso representado pela tribo kayapó-Xikrin), morador original deste habitat, vendo em primeiro plano as queimadas criminosas da floresta, dando lugar a local de pasto p criação de búfalos e gado mais comum o nelore; o abatimento das árvores, para fins lucrativos e ilícitos, os animais em extinção, engaiolados e enjaulados e por fim a própria população que considera a tartaruga uma "delícia" e os ovos um "manjar dos deuses". O Ibama têm se esforçado em educar as populações ribeirinhas para preservar esta espécie, e fica monitorando o período de nascimentos dos bebes, para que consigam entrar no rio, sãs e salvas.
Não poderia deixar de mostrar é claro, a beleza do rio, com suas plantas e os animais marinhos também em extinção.

http://leilaullmann.gigafoto.com.br
leilapoderosa@yahoo.com.br

"O SONHO ESCULPIDO"


Paula

Oleo sobre tela -50 x 70 cm

Minha tela é uma homenagem a memória de Francisco Alves Mendes Filho,
o Chico Mendes, líder seringueiro, sindicalista e ativista ambiental, foi responsável pela mais eficaz militância ecológica já ocorrida no país, tornando-se símbolo mundial da luta pela preservação da Amazônia. Para evitar a devastação da floresta e conservar o modo de vida dos habitantes locais, quer fossem índios, seringueiros, ribeirinhos ou pescadores,
Em 22 de dezembro de 1988, com apenas 44 anos de idade, foi covardemente assassinado, na porta de sua casa.
Antes de partir, ele deixou escrita uma bela mensagem (cuja cópia incorporei a tela) para os jovens do presente e do futuro. Muito obrigada ao porta voz da floresta que deixou seu sonho esculpido nos seringais .

Email ebpaula@hotmail.com

"AMAZÔNIA...PARA O NOSSO BICO...DO YOU UNDERSTAND ME???"

Avila Galhano

Técnica mista - Dimensão-50x100

O título já diz tudo...

No meu trabalho,uma ave bem tropical é protagonista de uma paisagem.
A moldura , que faz parte da idéia...é de bambu ...está substituindo a moldura de madeira...pois o bambu é considerado a madeira do século 21
O bambu faz parte de uma arquitetura acima de tudo, conceitual. Esse material, além de aliar beleza e qualidade, está ligado ao conceito de arquitetura ecologicamente correta. O bambu é um material natural e renovável.

Acho que o título do meu trabalho diz bem resumido a intenção que tive ao criá-lo

"AMAZÔNIA ...PARA O NOSSO BICO...DO YOU UNDERSTAND ME????

www.avilagalhano.com.br
contato avilagalhano@gmail.com

"TAPUIA APEARÕ"

Sivia Godoy

Oleo sobre tela 50x60 cm

O verde... da mata
A tela... do pintor
O problema... do mundo
a imaginação... de cada um...

contato: silviagodoy@gmail.com
www.silviagodoy.com.br