quinta-feira, 7 de agosto de 2008

"A MÃE D'AGUA, SEREIA DAS AGUAS AMAZÔNICAS"

SANDRA HONOR

Óleo sobre tela - 70X80 cm


A dimensão territorial do Brasil, suas peculiaridades regionais, econômicas, culturais são imensas. E isso, de certa forma faz com a gente não se conheça de verdade. E a gente não sente como “nosso” aquilo que nem ao menos conhece; o que se dirá amar e respeitar, né?

Como a Nossa a Amazônia (a nossa, a Brasileira) é formada por diversos Estados, imagina só a variedade de fauna, flora, de culturas....
Então, para a Expo “A Amazônia é nossa”, pensei em pintar algo que falasse um pouco dos aspectos culturais da região.

Nada como as lendas e folclores pra gente entender o interno das pessoas, não é mesmo? ( e assim, "se apaixonar" por elas...!)

Como meu trabalho está muito relacionado aos aspectos do feminino e, como sou um pouco “esotérica”..rs, pesquisei um pouco das lendas e me identifiquei muito com duas delas!

Resolvi pintar a Mãe D’água, que é a sereia das águas amazônicas (e que retrata a força e coragem da mulher amazonense - e para mim, reflete a força das brasileiras, todas elas...)) e a Lenda da vitória Régia. Nesta,retratei a índia da lenda como a própria flor, que se abre à noite e permanece aberta até de manhã.
Então, na arte digital, eu a representei durante à noite,no momento em que a flor se abre, e na pintura a óleo a pintei durante a manhã.

Então é isso, quem quiser conhecer um pouco dessas duas lendas, é só dar uma olhadinha no meu blog! http://sandrahonor.multiply.com

Nenhum comentário: