quinta-feira, 7 de agosto de 2008

"ARVORE AMAZÔNICA OU O ESPÍRITO DA ÁRVORE DECEPADA"

JOSEFINA SANTOS

Técnica : Mista - 70 x 100 cm

Quando comecei a esboçar o mapa da região amazônica descobri que seu formato lembrava a copa de uma grande árvore.
Resolvi pintar então, essa grande copa.... mas ainda estava incompleto....eu não conseguia deixar de pensar nos grandes
O que vamos falar dessa Poderosa Região do Brasil e de todo o Planeta aos nossos descendentes?
Que nós a destruimos em nome da Ganância , do Poder ....
e que no enorme cerrado que se formou , resta a apenas a energia daquilo que um dia existiu...
Não .
Vamos lutar para que esta "Arvore Amazônica" seja sempre viva!
e não apenas o "Espírito de uma Árvore sobre seu tronco


E a história se repete. Os seres buscam mudanças, gritam seus objetivos e lutam por seus valores. Cortam-lhe a língua e decepam seus braços, e não se pode prosseguir, nada muda.

Os pensadores, lutam com sua cultura, inteligência. Trazem novas idéias, buscam alterar o meio. Cortam-lhe a cabeça, metem-lhe fogo. Acabou novas idéias, não se pode prosseguir, nada muda.

Mas poucos perceberam. A revolução não vai longe, não se pode prosseguir. É algo mais. É intrinsecar Valores, Princípios, nos corações. É algo mais, é na alma. É através da evolução. Podem tirar a língua, os braços, a cabeça, mas a alma ninguém tira, ela pode prosseguir, e muda.

O homem corta-lhe as árvores, decepa seus animais, envenena cabeceiras de rios, mete fogo em tudo. A Amazônia, porém, sábia, mantêm-se casta, pois seu valor, seu peso, representatividade, não está aí. A alma da Amazônia permanece, e sempre permanecerá, faça o homem o que fizer. Por mais que ele tente acabar com tudo, jogá-la no esquecimento, apagar sua existência, a Amazônia triunfa em uma alma brilhante, colorida, carregada de amor e compaixão ao próximo. Leva em si o Belo, o Puro, a Perfeição. E isso o homem jamais poderá destruir.

E a Amazônia aguarda, paciente, o dia em que a humanidade tenha olhos para ver esse espírito de cores, e aprenda com ele, mudando, transformando-se também em Luz.


Katia Caparica Hultmann.

Nenhum comentário: